23.12.07

Witness

I have been witness, and these pictures are my testomony.
The events I have recorded should not be forgotten and must not be repeated.
James Nachtwey


Nicarágua, 1984


O fotógrafo James Nachtwey nasceu em Massachusetts e formou-se em História da Arte e Ciências Políticas, no Dartmouth College. Imagens da Guerra do VietNam e do movimento dos Direitos Civis Americanos, tiveram um profundo impacto em Nachtwey levando a tornar-se fotógrafo.
Trabalhou a bordo dos navios da Marinha Mercante e, enquanto aprendia a fotografar sozinho exerceu as funções de estagiário de edição de filmes documentários e motorista de camião.
Em 1976 começou a trabalhar como repórter fotográfico no Novo México e, em 1980, mudou-se para Nova Iorque para dar início a uma carreira como fotógrafo freelancer para revistas. O seu primeiro trabalho como fotógrafo internacional foi a cobertura do movimento civil na Irlanda do Norte em 1981 durante a greve de fome do IRA. Desde então, James Nachtwey tem se dedicado a documentar guerras, conflitos e situações sociais precárias.
Desde 1984 é fotógrafo da revista Time. Esteve associado a Black Star de 1980 a 1985 e foi membro da agência Magnum de 1986 a 2001. Em 2001, foi um dos membros fundadores da agência de fotografia VII.
Fez exposições individuais no International Center of Photography em Nova Iorque, na Bibliothèque Nationale de France em Paris, no Palazzo Esposizione em Roma, no Museum of Photographic Arts em San Diego, na Culturgest em Lisboa, no El Circulo de Bellas Artes em Madrid, na Fahey/Klein Gallery em Los Angeles, entre outras.
É um associado da Royal Photographic Society e Doutorado Honorário de Artes da Faculdade de Belas Artes de Massachusetts.