18.12.08

Serralves

E foi assim que comecei o meu dia de trabalho, com a notícia de que Serralves iria mudar de imagem gráfica.
No blog Grandes Armazéns do Design, Mário Moura anuncia esta mudança de imagem (noticia que saiu no Público) e dá a sua opinião:

"À primeira vista, não é uma má ideia. A imagem anterior estava desgastada, mal gerida e desactualizada. No entanto, ficam as perguntas a que a notícia do Público não responde: Como será a nova imagem? Quem a fará? Como será seleccionada? E – mais importante ainda – como será gerida? Seria interessante que, num Museu em Portugal, houvesse pela primeira vez um designer com responsabilidades hierárquicas equivalentes às de um comissário (como acontece com Andrew Blauvelt no Walker Art Center, por exemplo), o que, para além de evitar a má gestão gráfica habitual, talvez desse oportunidade a que a programação incluísse mais eventos ligados ao design. É, no entanto, pouco provável.(...)"

E para responder as perguntas que ficaram no ar, Mário Moura também dá as respostas e o seu comentário, que resto vai muito ao encontro do meu:

"Afinal, a nova imagem de Serralves foi desenvolvida pela McCann Ericksonn(...) Quanto ao logo, propriamente dito, parece uma versão (ainda mais) anos oitenta do logo actual. A contracção do A e do L, com o L a azul, não se entende. Se fosse a identidade de uma companhia aérea ou de um terminal de autocarros ainda se conseguia ver ali um assento, mas sendo um museu? Dá para perceber que se tentou fazer uma nova identidade sem perder a velha identidade, que se tentou que fosse arrojada, mas não demasiado, que fosse simples, mas com um “toquezito”, que agradasse a Gregos e a Troianos e o resultado não é carne nem peixe."

Bem... estando eu num atelier de design fui confrontar os meus colegas com esta noticia e perceber o que eles achavam. Bem, digamos que estamos todos do lado do Mário Moura, é uma identidade datada e como uma colega minha disse " parece o logo de uma metalúrgica dos anos 80, a metalúrgica do senhor Alves".

Sem comentários: