17.7.09

YouTube Dilema

Já tenho falado aqui de alguns casos de algumas coicidências relativamente a ideias de produtos, obras e ect.

No blog da Creative Review foi escrito um artigo, à uns tempos, sobre o dilema do YouTube, ou seja, uma pessoa anda na sua vidinha tem uma ideia magnifica para um video, concretiza essa ideia, mete o video no YouTube e depois vem uma agência de publicidade e basicamente "rouba" a ideia do filme para uma campanha publicitária.
O caso mais falado, de roubo de ideias, foi o do anúncio da Sony Bravia - com os coelhos fofinhos - e do ilustradores Kozyndan. (podem ver o artigo da CR aqui)

Pelos vistos o dilema continua e o caso de hoje era o anúncio do aniversário dos 50 anos da Olympus PEN e do video Stop-motion de Takeuchi Taijin.


filme criado pela agência DCG



Stop-motion de Takeuchi Taijin

E como resposta aos vários comentários sobre o roubo a Takeuchi Taijin, a agência DSG diz o seguinte:
"Some of the comments we have read here suggest that we should mention the creator of "A wolf loves pork", Mr Taijin Takeuchi. While we were looking for a way to realise a story describing "a journey through time" based on printed images, we were inspired by Mr Takeuchi's brilliant work. For this reason we intentionally quoted his work in our little movie while showing full respect to his original idea. We didn't mention his name because we did not want to do so without his prior agreement. However after considering some of the comments posted here we have decided to add credits to him and his work, which we obviously absolutely love."

Podem ler o artigo da CR aqui.

Sem comentários: