16.10.08

DocLisboa 2008


Como tem decorrido em anos interiores, realizar-se-á entre 16 e 26 de Outubro o sexto Festival Internacional de Cinema Documental - DocLisboa 08.


Na edição deste ano foram destacados Frederick Wiseman e a cinematografia chinesa.


"As linhas gerais da programação do doclisboa 2008 - VI Festival Internacional de Cinema Documental, que decorrerá em Lisboa de 16 a 26 de Outubro, já foram apresentadas. Uma retrospectiva de parte da obra de Frederick Wiseman, que estará em Lisboa para apresentar e discutir os seus filmes e, também, para dar uma masterclass, e a cinematografia chinesa – Made in China - com obras de cineastas como Zhang Yuang Jia Zhang-ke e Huang Wenhai, estarão em destaque na sexta edição do festival.
Mantendo as secções competitivas e apostando novamente nas secções Diários Filmados e Autoretratos e Riscos e Ensaios, este ano nascem três novas secções.
Novas Famílias/Novas Identidades, comissariada por João Pina Cabral e por Sérgio Tréfaut, acolherá filmes que abordam a transformação dos costumes e os padrões jurídicos que definem a família, o casamento e a identidade e as alterações por eles sofridos nas últimas décadas, em diversos países do mundo ocidental. Já Heart Beat será dedicada à relação da humanidade com a música. Serão apresentados filmes como “Lágrimas Negras”, de Sónia Herman Dolz; “Il Baccio di Tosca”, de Daniel Schmid. Docs 4 Kids será uma secção dedicada aos mais novos, com documentários especialmente escolhidos para eles.
Também já confirmados estão os filmes “Maradona by Kusturica” de Emir Kusturica, “Standard Operating Procedure”, de Errol Morris, “Jogo de Cena” de Eduardo Coutinho, “Z32”, de Avi Mograbi e o último documentário de Alex Gibney "Gonzo: The Life and Work of Dr. Hunter S. Thompson."
Mas haverá muito mais para ver, ao longo de onze dias passarão pela Culturgest e pelos cinemas Londres e São Jorge e pelo Museu do Oriente cerca de 150 documentários. Em Outubro o mundo inteiro cabe em Lisboa."
in http://www.doclisboa.org/noticias.html


Podem ver a programação no site ou fazer o download aqui.


Os bilhetes já estão à venda nas bilheteiras da Culturgest, Cinema Londres, Cinema São Jorge, Museu do Oriente e Ticketline.

Sem comentários: